Porque apresenta essa rejeição?
Quando uma NF-e é consultada antes de ser autorizada ou que ainda está inexistente na base de dados da SEFAZ Estadual, ou até mesmo se for consultada no Ambiente errado, a SEFAZ retornará a rejeição “217 – NF-e não consta na base de dados da SEFAZ”.
Esse problema pode ocorrer em algumas situações, por exemplo, quando a Nota Fiscal foi emitida no ambiente de produção e foi consultada no ambiente de homologação, até mesmo quando o sistema da SEFAZ está com algum problema ou simplesmente quando foi autorizada, porém, o sistema ERP consulta antes de ser autorizada em outro ambiente diferente do que foi emitida, neste ultimo caso o ideal é entrar em contato com o suporte IzzyWay para ser verificado junto ao sistema.
Imaginemos a seguinte situação: Foi emitida uma NF-e em Produção, autorizada sem problemas. Em seguida, o Sistema ERP consultou a Chave de Acesso dessa NF-e no Ambiente de Homologação. Nessa situação a consulta será rejeitada pelo motivo 217.
Como Resolver?
A primeira coisa a se fazer, é consulta a Chave de Acesso no Portal Nacional da SEFAZ ou no Portal Estadual da SEFAZ. Feita essa consulta você saberá o que fazer a seguir. http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx
Como resolver dentro da plataforma IzzyWay
Entre no sistema ERP identifique a NF-e e reenvie a nota que está com a rejeição.