O Modo de Emissão em Contingência é utilizado quando ocorre algum problema técnico, que pode ser tanto na SEFAZ, como no ambiente do próprio contribuinte, não havendo como fazer a transmissão do documento eletrônico em tempo real. Esses casos acontecem quando há falta de comunicação com os servidores da Sefaz, seja por falta de conectividade, inatividade do portal ou alguma emergência.
Passo 1. Clique em F6 no seu teclado.
Ao clicar em F6 abrirá a seguinte tela de documentos em contingência, clique em Offline, para indicar que a emissão a partir deste momento será Offline.
Passo 2. Digite o motivo pelo qual os documentos serão emitidos de maneira OffLine.
Exemplo: “Emissão Offline por falta de conexão com a Sefaz”.
Passo 3. Ao clicar em OffLine, note que a barra superior da tela ficou em vermelho indicando que os documentos estão sendo emitidos sem conexão com a SEFAZ.
Clique em Fechar e realize suas vendas normalmente, mas lembre-se de que após o problema ser resolvido e a conexão voltar será necessário enviar todos os documentos.
Após realizar as vendas clique em Online para a conexão voltar.
Após sua conexão voltar, clique F6 e siga o seguinte passo.
Passo 1. Com o PDV aberto clique no teclado do seu computador em F6, agora abrirá a tela de documentos em contingência. Para visualizar todos marque a opção Mostrar todos.
Selecione os documentos e clique em Enviar.