Para tornar obrigatório registrar o motivo da troca de um produto é necessário fazer a habilitação no painel de controle. Siga o passo a passo.
Passo 1. Clique F2 e digite Painel de controle.
Passo 2. Clique na aba Movimentação depois Geral, em seguida marque o campo Pedir motivo ao cancelar um movimento? Desta maneira, sempre que for necessário cancelar um movimento de Troca/Devolução será obrigatório registrar o motivo.
Como Cadastrar um novo Motivo para Cancelamento e Estorno no Movimento
Passo 1. Clique em F2 e digite Motivo de movimento
Passo 2. Ao clicar em Motivo Movimento aparecerá a seguinte tela, clique em Novo para adicionar um novo motivo.
Passo 3. Ao clicar em Novo aparecerá a seguinte tela, preencha os campos que se pede.
- Nome. Digite um nome para este motivo.
- Tipo de motivo movimento. Selecione o tipo do motivo que já estará cadastrado no sistema.
- Estabelecimento. Selecione o estabelecimento que disponibilizará este tipo de motivo para este movimento.
Clique em Salvar.
Passo 6. No PDV quando for fazer um Cancelamento e Estorno no Movimento, clique em movimentos encerrados, selecione o movimento que quer estornar e clique em Estornar.
Ao clicar em estornar aparecerá a seguinte tela para você fazer a confirmação do estorno, clique em Sim.
Passo 7. Selecione o Tipo e a Descrição do Motivo – Estornar
Passo 8. Clique em Ok
Veja que o movimento foi estornado. Clique em fechar
Nota: neste exemplo estamos fazendo Estorno, mas para Cancelamento é o mesmo processo