Vamos prosseguir com o cadastro dos setores de saída dos produtos. Essa configuração é fundamental para determinar como os produtos serão movimentados dentro do sistema. Você tem a flexibilidade de criar vários setores e personalizá-los conforme as necessidades específicas da sua operação. Esses setores podem incluir almoxarifado, frente de loja, bar, cozinha, balcão e outros relevantes para o seu negócio. Por favor, forneça os detalhes necessários ou instruções específicas para começarmos o processo de cadastro dos setores de saída. Estou à disposição para ajudar em todas as etapas desse procedimento.
Passo 1. Clique em F2 e digite Setores.
Passo 2. Clique em Novo, para cadastrar um novo setor.
Passo 3. Vamos prosseguir com o preenchimento dos campos conforme as orientações fornecidas:
- Ativo: Marque a opção “Ativo” para ativar o setor.
- Código: O sistema atribuirá automaticamente um código ao setor com base na ordem em que os nomes foram cadastrados.
- Nome: Insira o nome do setor desejado. Este nome estará associado ao estabelecimento correspondente.
- Sigla: Digite a sigla que identifica o setor escolhido de forma abreviada.
- Estabelecimento: Selecione o estabelecimento ao qual o setor pertence. Isso é importante para vincular o setor a um local específico, caso sua operação envolva múltiplos estabelecimentos.
- Se você deseja que um setor seja o padrão para vendas, siga estas instruções adicionais: Padrão para Vendas: Marque o campo “Padrão para Vendas” para indicar que este setor é o padrão a ser usado nas operações de vendas por padrão. Isso é útil quando a maioria das vendas ocorre em um setor específico, e você deseja agilizar o processo de venda. Certifique-se de salvar as alterações após marcar esta opção, se aplicável. Isso garantirá que o setor seja automaticamente selecionado por padrão nas operações de vendas. Caso contrário, o usuário terá a flexibilidade de escolher o setor ao criar uma venda, se necessário.
- Setor para Utilizar na Compra: Marque o campo “Setor para Utilizar na Compra” se você deseja que esse setor seja disponibilizado para ser selecionado durante transações de compra. Essa configuração permite que você associe esse setor a operações de compra, caso seja relevante para o seu processo de compra. Certifique-de marcar essa opção se o setor deve estar disponível para uso em compras.
Após preencher esses campos, o setor estará cadastrado e configurado conforme suas necessidades. Repita esse processo para cada setor que desejar adicionar. Se tiver mais informações ou se precisar de ajuda em alguma etapa específica, estou à disposição para orientar você.
Clique em Salvar.
Nota 1. Marcar o campo “Padrão para Vendas” significa que o setor cadastrado será automaticamente usado no momento da venda se um produto vendido não tiver uma informação específica sobre o setor de saída. Essa configuração simplifica o processo de vendas, tornando esse setor o padrão sempre que não houver uma designação específica para o setor de saída do produto. Essa é uma funcionalidade útil para agilizar as vendas e garantir que os produtos sejam atribuídos ao setor correto, mesmo quando não há uma seleção explícita.
Nota 2. Ao marcar o campo “Utilizar na compra”, você está disponibilizando o setor para ser selecionado na tela de compras, mas somente se os produtos adquiridos estiverem cadastrados neste setor. Isso permite que você associe especificamente este setor a produtos durante o processo de compra, simplificando a organização e rastreamento de itens comprados. Essa configuração é útil quando você deseja vincular determinados produtos a um setor específico durante as compras, garantindo que esses produtos sejam tratados segundo as operações de saída desse setor.