O que é uma conciliação Bancária
A conciliação bancária é o processo de conferir os saldos que o banco disponibiliza das contas movimentadas no banco com as informações contábeis do controle financeiro interno da sua empresa. Em outras palavras, analisamos as entradas e saídas de recursos, comparando os saldos e a operações de uma conta-corrente.
O propósito da conciliação bancária é, justamente, analisar se o gerenciamento interno está batendo com as informações referentes aos lançamentos e suas respectivas datas correspondem com o extrato bancário, ou se há algum tipo de contradição que é indispensavelmente necessário ser inspecionada. Vou lhe ajudar a partir de agora a fazer uma conciliação bancária independentemente do período que você necessita, afinal os filtros existentes na plataforma Izzyway facilita muito na procura dos dados cabíveis, vamos ver quais são as etapas para você conciliar de modo exato seu saldo bancário com as informações internas de sua contabilidade. Siga o passo a passo.
Passo 1. Clique F2 e digite Conciliação Bancária.
Passo 2. Clique em Novo para fazer uma nova Conciliação Bancária.
Passo 3. Aparecerá a tela de conciliação bancária, você deverá preencher os campos obrigatórios:
Tipo de conciliação
Aqui você vai marcar qual o tipo de conciliação bancaria deseja fazer, temos quatro opções para você escolher.
Opção 1. Conciliação: Ao escolher esta opção indica que você deseja fazer a conciliação de todas as contas e movimentações feitas que podem ser conciliadas, neste caso contas vinculadas ao cartão de crédito não poderão ser conciliadas já que não são contabilizadas no sistema nas contas a receber.
Opção 2. Auditoria: Auditoria como o nome já diz é a ação de auditar, ou seja, uma vez que é feita a auditoria não poderá mais ser editada ou voltar na ação, ela foi criada para verificar todas as contas e movimentações feitas tanto no extrato bancário quanto registradas no sistema, compila as duas fontes e verifica se houver diferença entre os dados.
Opção 3. Conciliar somente Contas Pagas: Ao marcar esta opção indica que você vai conciliar apenas as contas pagas, ou seja, as contas que estão pagas no sistema.
Opção 4. Não consultar contas com forma de pagamento do tipo cartão. Ao marcar esta opção indica que o sistema disponibilizará para você todos os tipos de contas, com exceção das contas com a forma de pagamento do tipo cartão.
Passo 4. Agora vamos fazer uma conciliação, primeiro marque o tipo no campo Conciliação.
2. Conta financeira. Selecione a conta financeira referente ao arquivo OFX que você solicitou.
3. Início: Marque o período que contem no arquivo OFX.
4. Fim. Marque o fim conforme o período que está no arquivo OFX.
Agora você vai clicar em: Clique aqui para enviar o arquivo OFX, como mostrado na figura acima.
Passo 5. Selecione o arquivo OFX que deseja fazer a conciliação e clique em Abrir.
Ao clicar em abrir aparecerá esta tela com as seguintes informações. Estabelecimento a que se refere o arquivo OFX , Banco que cedeu o arquivo, transações do extrato bancário.
Passo 5. Marque a opção Selecionar todos, para ser possível conciliar todo o arquivo fornecido no OFX.
Clique em Avançar.
Ao clicar em avançar vai aparecer a seguinte tela:
Do lado esquerdo da tela estão todas as contas Não conciliadas no sistema, ou seja, aqui você pode selecionar uma conta e clicar em mapear conta.
Para mapear a conta você deve selecioná-la e depois clicar em Mapear Conta.
Aparecerá a seguinte tela indicando o valor da conta que deseja mapear, neste caso você irá identificar a conta com o mesmo valor, selecionar e clicar em conciliar.(Se esta conta foi efetuada com cartão de crédito, não será possível conciliá-la) refaça o processo em todas as contas que você desejar mapear.
Do lado direito da tela aparecem as transações do arquivo extrato bancário, aqui é possível você mapear transação e também você pode adicionar conta que está no extrato bancário, porém não está no sistema.
- Mapear transação: Selecione uma conta e clique em Mapear transação, agora a transação bancária será mapeada.
A tela de cadastro será aberta, porem estes campos enumerados Não poderão ser Editados.
Após conciliada a conta aparecerá desta maneira.
Aparecerá a seguinte tela, faça o comparativo entre a conta encontrada e a conta que deseja mapear, caso seja a mesma conta, clique em Conciliar.
Passo 6. Após clicar em conciliar, clique em Salvar e Finalizar.
Passo 7. Clique em Sim, prosseguir.
Após clicar confirmando que deseja fazer a conciliação, aparecerá a seguinte tela de conciliação bancária, onde estarão lá todas as contas conciliadas. Selecione a conciliação que você fez e clique em visualizar.
Prontinho, deu certo, a conciliação foi realizada com sucesso, agora é só fechar.
- Adicionar conta: Caso você queira cadastrar uma conta agora você vai clicar em Adicionar Conta.
Nesta tela você pode clicar para adicionar a conta no sistema, basta que você clique em adicionar conta que abrirá uma tela de cadastro.
Clique em Salvar.