Para evitar equívocos e esquecimentos dos valores lançados. O fechamento de caixa faz parte da rotina da gestão financeira de empresas de todos os portes e significa que os valores de entrada e saída devem coincidir. É preciso que sejam verificados por meio de documentos.
O fechamento do caixa exige atenção e cuidado, tanto na conferências dos valores, quanto dos documentos que indicam as transações realizadas a cada dia. Para isso é necessário criar uma rotina de procedimentos a ser seguida diariamente, nela o gestor acompanha as operações, evitando erros e problemas fiscais futuros.
Para que não aconteça erros com o caixa no momento de conferir vou lhe ajudar a configurar para que só seja possível o operador fazer vendas e alterações dentro do horário estabelecido. Siga o passo a passo.
Passo 1. O primeiro passo dessa configuração deverá ser nos horários. Neste caso Clique em F2 e digite Horários.
Passo 2. Verifique os horários que estão cadastrados ou clique em Novo para cadastrar um novo horário.
Passo 3. Após ter verificado os horários vamos agora configurar o Colaborador que irá operar o caixa. Clique em F2 e digite Colaborador.
Passo 4. Selecione o colaborador e clique em Editar.
Passo 5. Determine um horário para este colaborador para que o caixa seja fechado neste horário determinado e clique em Salvar
Nota: Ao determinar este horário para o colaborador, você estará configurando o caixa para que a partir do horário determinado seja impossível operar este caixa sem que antes seja fechado, impossibilitando que o caixa de um dia continue aberto no dia seguinte.
Quando sair do PDV sem fechar o caixa ao tentar entrar novamente após o horário determinado o operador só poderá prosseguir quando fechar o caixa, impossibilitando assim que use o caixa que já estava aberto anteriormente.
Ao abrir o PDV aparecerá a seguinte tela, preencha-a e clique F7 para concluir o fechamento.