São denominadas contas analíticas aquelas que representam os elementos patrimoniais em seu maior grau de detalhamento. Seu saldo é conseguido através de lançamentos, ou seja, dos registros de cada fato administrativo.
No plano de contas de uma empresa, existem vários níveis e as contas podem ser Analíticas ou Sintéticas. Denomina-se de conta analítica aquela que expressa um fato que pertence a uma série de outros por natureza e conta sintética é aquela que representa elementos de mesma natureza.
Qual a diferença entre conta analítica e sintética no plano de contas?
Ao cadastrar um novo plano de contas, você deverá selecionar qual o tipo de conta.
As contas analíticas são aquelas que representam os elementos patrimoniais no maior grau de detalhamento. O saldo deste tipo de conta é conseguido através dos lançamentos realizados no financeiro, ou seja, recebem diretamente o valor lançado.
As contas sintéticas são aquelas cujo saldo é calculado através da soma de duas ou mais contas analíticas. Resumindo, a conta sintética será a soma de diversas contas analíticas contas analíticas e sintética. Analítica que procede por análise Sintética , Resumido Contas analíticas são todas contas que procede de um fato contábil e se refere ao detalhamento da conta lançada no livro razão. Analítica de forma clara é a análise profunda de uma conta, podemos entender melhor quando exemplificamos como: conta banco do Brasil, conta banco Bradesco, duplicatas a receber do Emanuel, duplicatas a receber de Geová, venda de mercadoria data 01/06/2022 nota:9999 salários dos funcionários, aluguéis dos pontos, despesas com seguro do carro celta , despesa comissão dos garçons , duplicatas a pagar do fornecedor LTDA, depreciação do veiculo uno, depreciação do prédio II e dai por diante podemos identificar as contas analíticas.
As contas sintéticas são resumidas em apenas uma conta, ela resume uma série de contas da mesma natureza. Ela é a base de sua direção para um fato contábil, mais conhecida como a expressão de um fato maior. As contas que aparece nos balanços como exemplos: despesas de administração, despesas de vendas, despesas financeiras, despesas tributárias, despesas eventuais, bancos, clientes, fornecedores, veículos, imóveis, caixa e outras que estão no topo do balanço Patrimoniais e demonstrações. Quando uma pessoa diz sinteticamente falando, ele estar resumindo várias situações em apenas uma situação é como uma pasta do seu computador exemplo: A pasta Meus Documentos ela é sintética (Resumida) e uma pasta que está nos Meus Documentos e condiz como Minhas Imagens ela é Analítica (Procede de uma análise mais detalhada sobre o título). Assim podemos identificar com mais clareza a contabilidade com o que acontece no nosso dia-a-dia.
– Despesas – Contas devedoras
As despesas, também chamadas de despesas fixas, são todos os gastos que são necessários para a operação funcionar, mas que não tem vínculo direto com a produção.
Ou seja, se você produzir ou não produzir em um mês, as despesas irão continuar as mesmas, sem alterações em função disso.
Podem ser divididas em:
- Comerciais: Publicidade e propaganda.
- Administrativas: Por exemplo, materiais de expediente.
- Financeiras: Juros e multas.
– Receitas – Contas credoras
Por fim, temos a última categoria: As receitas.
As receitas são todos os valores recebidos pela empresa pela venda de um produto ou serviço, ou pelo rendimento de investimentos realizados.
Podem ser divididas em:
- Vendas: Venda de produtos ou equipamentos.
- Prestação de serviços: Como treinamento ou manutenção, por exemplo.
- Financeiras: Como recebimento de juros ou multas, rendimentos de investimentos, etc.
Detalhando as receitas no plano de contas
O nível de detalhamento das contas e subcontas, dentro da categoria das receitas, vai depender muito do porte de sua empresa, e do quanto você precisa ou deseja ter informações para análise.
Claro que quanto mais detalhado for, melhor, mas não se prenda se você acredita que não tem condições, no momento, de fazer um detalhamento amplo das receitas, faça um plano de contas mais sintético, para não deixar de fazer.
Com o tempo, você pode ir abrindo mais as informações, incluindo, por exemplo, a espécie de produto ou serviço vendido, a natureza da operação, as categorias nas quais determinadas receitas pertencem.
Esses detalhamentos auxiliam na hora de você entender o que significa cada conta registrada e de onde vieram aqueles valores recebidos. Essas informações são de grande utilidade para apoiar algumas tomadas de decisões.
Detalhando as despesas no plano de contas
Da mesma forma como as receitas, os custos e despesas devem ser detalhados ao máximo, para auxiliar na interpretação dos dados.
Ainda assim, é mais importante que você faça seu plano de contas, seja da forma que melhor atender suas necessidades ou condições de dedicação. Quando esse tipo de controle vira rotina, fica mais fácil ir abrindo e detalhando melhor suas transações, evoluindo o seu gerenciamento.
Você pode criar um nível Despesas Diretas, e dentro dela categorizar todas as subcontas que envolvem esse nível, mantendo a soma na conta sintética, facilitando cruzamentos como o cálculo da margem de contribuição, por exemplo.
Um erro bastante comum é a confusão entre custos e despesas.
Custos São todos os gastos que impactam diretamente na sua capacidade de produção, como matéria-prima, mão de obra de produção, energia elétrica, equipamentos de fábrica.
Despesas São os outros gastos, que são importantes para o funcionamento da empresa, mas não tem um impacto direto na produção.