A troca de produtos é uma prática não apenas comum no mercado, mas também necessária em muitos casos de compra de mercadorias ou aquisição de serviços. Isso porque existe a possibilidade de um produto comprado pelo cliente apresentar defeito após o recebimento. Além disso, o consumidor pode se arrepender de uma compra.
Passo 1. Clique F1 para expandir o menu vertical do PDV, em seguida clique em Troca/ devolução de mercadoria.
Passo 2. Clique em Novo para adicionar uma nova troca de mercadoria.
Passo 3. Preencha os campos que se pede.
Tipo: Selecione o tipo Troca.
Nº do pedido: Digite o número do pedido que se encontra no cupom fiscal e clique em pesquisar.
Participante: Este campo é automaticamente preenchido logo após preencher o campo anterior ( A troca somente será autorizada no sistema se o participante estiver com o nome cadastrado no cadastro de participantes do estabelecimento.
Motivo: Preencha este campo digitando um motivo para esta troca.
Itens
Produto: Selecione os produtos que deseja fazer a troca.
Quantidade: Digite a quantidade do produto que deseja trocar.
Adicionar: O botão adicionar poderá ser utilizado quantas vezes for necessário até que todos os itens que serão trocados estejam nesta tela.
Observe a tela abaixo e note que o item regata masculina está cadastrado para a troca, o valor deste item é de 25,00 e serão trocadas cinco unidades deste produto, somando um total de 125,00.
Passo 4. Após o cadastro de troca ser feito, o sistema gera um crédito para o cliente. Neste caso o cliente poderá fazer a troca no mesmo valor ou com valor superior ao da mercadoria que está sendo trocado, caso o valor da mercadoria seja superior ao valor do item da troca o cliente fará o pagamento da diferença.
Vamos para a troca no balcão. Após o cliente fazer a escolha do produto a ser trocado o caixa irá fazer a venda normalmente, porém colocará na forma de pagamento Vale Credito, indicando que aquele valor é referente a uma troca.
Veja no exemplo abaixo, neste caso o valor da troca foi exatamente igual, então o cliente não paga nada a mais.
Agora veja o exemplo a seguir: note que o vale crédito é 35,00 e o valor dos itens é 140,00 neste caso o valor do vale crédito é menor que o valor dos itens, portanto ao adicionar a forma de pagamento aparecerá a seguinte mensagem: limite atual é de 45,00, clique em ok para voltar a tela de pagamento e adicionar uma nova forma de pagamento para a venda.
E para finalizar, após adicionar as formas de pagamentos clique em F7 para finalizar a venda normalmente, sendo necessário que o cliente faça o pagamento da diferença do valor.