A carta de correção de nota fiscal é um documento utilizado para corrigir informações incorretas em uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já emitida, desde que essas correções não envolvam alterações nos valores dos impostos. Com a carta de correção, é possível corrigir dados como descrição de produtos, CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações), quantidade, peso, entre outros, evitando assim problemas fiscais decorrentes de informações erradas.
Ótimo! Vamos lá. Para corrigir um documento fiscal, siga os seguintes passos:
Passo 1. Identifique o erro: Verifique qual é a informação incorreta que precisa ser corrigida no documento fiscal.
Passo 2. Acesse o módulo fiscal: Utilize módulo Fiscal para emissão de notas fiscais, para acessar a opção de correção de documentos, clique em DFe, localizado no menu lateral esquerdo.
Passo 3. Selecione o documento: localize e selecione o documento fiscal que precisa ser corrigido e clique em Mais Opções nas opções disponíveis para o documento selecionado, escolha a opção Carta de correção.
Passo 4. Clique em Novo, para fazer uma nova Carta de Correção.
Passo 5. Preencha os dados corretos: Preencha o campo necessários com as informações corretas que precisam ser ajustadas no documento.
Passo 6. Gere a carta de correção: Após preencher os dados corretos, gere a carta de correção, sendo um documento específico para realizar as correções necessárias.
Clique em Salvar.
Ao salvar o documento ficará automaticamente pendente.
Passo 7. Transmita a carta de correção: Após gerar a carta de correção, transmita o documento para a Receita Federal ou órgão fiscal competente, clicando em Enviar.
Ao enviar o documento ficará como Autorizado.
Clique em Fechar.
Prontinho, Depois que o documento for autorizado aparecerá a correção da seguinte maneira.
No quadro Correção aparecerá as informações necessárias, para o referido documento.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________