Em uma empresa o estoque não se reduz a apenas os produtos acabados, mas também todos os itens que compõem o processo produtivo, como, por exemplo:
- Insumos, Matéria-prima, produtos semiacabados e produtos acabados.
O controle de perdas na produção é feito de várias maneiras e conforme as práticas, que podem ser definidas segundo as necessidades da sua empresa.
Como um bom gestor, é necessário que você conheça bem os pontos que precisam de melhoria, mas também vale a pena acompanhar fazendo uma investigação mais detalhada para identificar supostos erros e perdas que possam estar passando despercebidos.
Você controla o estoque da empresa de maneira eficiente?
Acidentes frequentes, desvios de insumos, desorganização, descontrole na produção e armazenamento inadequado são alguns dos sinais de que as coisas não vão bem. Essas questões podem estar diretamente ligadas a quantidade produzida, que pode estar acima do ideal. O excesso de itens aumenta o índice de perdas, então é importante acompanhar de perto todas as movimentações do estoque. Para facilitar vou lhe dar algumas dicas simples, porem, muito importantes.
- Sincronize as informações sobre insumos, matérias-prima e produtos semiacabados;
- Tenha compromisso e rigidez ao registrar entradas e saídas;
- Mapeie os processos de produção.
Pensando neste controle de estoque e no controle de Perdas na produção, o IzzyWay implementou mais uma função no ERP, assim facilita para o usuário o controle do estoque nas produções. Esta novidade é uma calculadora que além de calcular, registra todas as perdas da produção e do Beneficiamento.
Para que a calculadora fique disponível o primeiro passo é entender que a função foi exclusivamente criada para o controle das perdas nos produtos do tipo Beneficiamento e nos produtos do tipo Produção que são os produtos que produzem perdas, também é necessário entender que para quem usa o módulo manufatura e executa ordens de produção esta funcionalidade é de grande importância, porém é feita fielmente conforme as informações fornecidas ao sistema.
Vou lhe ajudar agora mesmo a usar a calculadora. Siga o passo a passo.
Passo 1. No módulo movimentação abra o cadastro de produtos clicando F2 e depois pesquise Produtos.
Passo 2. Selecione os produtos do tipo Produção e os produtos do tipo Beneficiamento e em seguida clique em Editar.
Passo 3. Clique na aba Composição.
- Aqui mostra o custo atual do produto;
- Digite o rendimento do produto;
- Digite a quantidade finalizada, ou seja, a quantidade produzida do produto.
- Após preencher os campos anteriores, você vai clicar na calculadora que fica ao lado das informações.
Passo 4. Clique na calculadora para calcular se houve perda neste produto.
Passo 5. Ao clicar na calculadora, imediatamente irá fornecer as informações necessárias para avaliar o produto, essas informações são fielmente retiradas das referências preenchidas anteriormente.
Veja que neste exemplo, na produção do produto bolo de milho o valor do custo atual informado era de R$27,90 e que para esta produção a quantidade planejada é de dez unidades, mas que por algum motivo foram produzidos apenas cinco unidades, então automaticamente o sistema calcula que houve uma perda de cinco, facilitando para uma autoavaliação no processo de produção deste produto. Outra informação importante é que rapidamente já se obtém o novo custo deste produto, após valiar as informações clique em Fechar.